EMPREGOS 2.0 – COM MÁRIO PERSONA

mario persona
Especialista em mercado do trabalho, Mário Persona, dá dicas de como buscar uma oportunidade de emprego através das redes sociais na internetPor João Prado

 

No campo do trabalho e dos negócios, o conceito de networking é conhecido por muitas pessoas como uma ferramenta eficaz na busca por novas oportunidades. Com os avanços tecnológicos, por meio de suas redes sociais (como Orkut, Facebook e outros), a internet tem mostrado que pode ser um ótimo atalho na corrida por um emprego. No Brasil, são cerca de 50 milhões de brasileiros conectados à rede de computadores, segundo pesquisa do IBOPE/NetRatings. Mais ainda: o país é campeão de usuários no Orkut, com 53% do total dos cadastrados no site.

Esses são apenas dois motivos locais que mostram que a internet não é mais o ‘patinho feio’ quando a questão é o mercado de trabalho. Como alguns especialistas apontam, a rede é a alternativa óbvia tanto para quem busca um trabalho, como para as empresas que querem conhecer seus futuros funcionários. Sobre esse assunto, a reportagem do Empregos.com.br entrevistou Mário Persona, escritor, consultor e professor de estratégias de comunicação e marketing.

Quando perguntado sobre a importância da internet para quem busca um emprego, Persona, em primeiro lugar, adverte: “As redes podem ajudar em muito, desde que você mostre ser a pessoa que as empresas desejam”.

Boa leitura!

Empregos.com.br – Qual é a importância de fato do networking na hora de se arrumar um emprego?

Mário Persona – A maioria das pessoas costuma conseguir emprego por indicação de amigos ou parentes, e as próprias empresas já estão acostumadas com o processo. Considerando que as maiores geradoras de emprego não são as grandes empresas, mas as pequenas e médias, é muito comum os colaboradores serem consultados para que indiquem um amigo ou parente quando existe uma vaga. O fato de alguém vir por indicação de uma pessoa conhecida da empresa ajuda a eliminar a maioria das dúvidas quanto à idoneidade da pessoa. Por isso existe a necessidade de se manter um bom relacionamento com parentes e amigos, principalmente aqueles que trabalham em empresas com probabilidade de contratar. Uma boa comunicação também é importante, pois, se os amigos não souberem que o profissional está procurando por uma colocação, poderão deixar de indicá-lo.

Empregos.com.br – Como uma pessoa pode se organizar para criar a sua própria rede de relacionamentos? Você indicaria algo como participar de palestras ou workshops? Veja mais…

Anúncios

Tags: , , , ,

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: