AUMENTO DA RECOLOCAÇÃO DE EXECUTIVOS É SINTOMA DE AQUECIMENTO DA ECONOMIA

reaquecer economia

O aumento do número de recolocação de executivos é um sintoma do reaquecimento da economia. A tendência vem sendo verificada pela Mariaca, uma das empresas líderes em gestão de capital humano, cujos números absolutos de recolocação de executivos nas empresas vem crescendo desde março, aproximando-se do desempenho verificado nos seis primeiros meses do ano passado, anteriores ao agravamento da crise mundial. O número de recolocações de março a junho praticamente dobrou em relação ao período de dezembro a fevereiro.

A sócia diretora da Mariaca na área de recolocação de executivos Lúcia Costa ressalva que o percentual de recolocação ainda é menor que no período que antecedeu à crise, por dois motivos. Primeiro, porque, com o desaquecimento da economia a partir do último trimestre de 2008, houve aumento de demissões e, portanto, do número de executivos à procura de nova colocação. Segundo, porque os últimos dois anos antes da crise foram atípicos, quando houve um superaquecimento da procura por profissionais no mercado de trabalho, com o forte crescimento da economia. “Na época falava-se até em apagão de talentos”, lembra Lúcia.

“Mas o crescimento do número absoluto de recolocações nos últimos três meses já se apresenta como uma tendência e é sintoma de que o pior já passou e a economia volta a dar sinais de recuperação”, analisa Lúcia Costa.

As áreas internas das empresas responsáveis pela maior parte das contratações são comercial e marketing, com 40% do número de recolocações realizadas pela Mariaca, seguida pela financeira, com 20%.

“A liderança das áreas comercial e de marketing mostra que as empresas estão reforçando seus times em decorrência do aumento das vendas e, também, para fazer frente à concorrência. A preocupação com a saúde do negócio, abalada sobretudo pelos fundamentos financeiros da atual crise econômica mundial, justifica o aumento das contratações para a área administrativo-financeira, que reforça a gestão da empresa. Nesse sentido, também é expressivo o índice de recolocação de CEOs e outros integrantes do Board das empresas, que representa 6% das recolocações feitas por intermédio da Mariaca.

No que diz respeito aos segmentos de mercado que mais contrataram, o farmacêutico teve 12% das contratações, seguido por empresas de tecnologia da informação e telecomunicações, com 8%, e pela indústria de alimentos, com 7%.

Mariaca – Há quase 20 anos, a Mariaca fornece consultoria e assessoria em gestão do capital humano, envolvendo recrutamento de executivos, transição de carreira (outplacement), liderança e governança. No Brasil, é sócia-acionista da InterSearch Worldwide Ltd., integrando a rede de empresas de recrutamento de executivos presente em 45 países. É também parceira da americana Lee Hecht Harrison, líder global em serviços de carreira, com 240 escritórios no mundo.

Anúncios

Tags: , ,

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: