GESTÃO DE PESSOAS – COM O DIRETOR DE RH DA ACCOR HOSPITALITY

accor - fernando viriato

Diretor de um dos 50 RHs mais elogiados do Brasil revela o segredo para o sucesso profissional

Por Rômulo Martins

Fernando Viriato, diretor de Recursos Humanos da Accor Hospitality para a América Latina, foi eleito pela Gestão e RH Editora como um dos 50 profissionais de RH mais admirados no Brasil.Em pesquisa realizada com apoio da Deloitte, instituto voltado aos estudos de mercado, especialistas da área escolheram os profissionais considerados exemplos da profissão no país

Os nomes dos executivos em votação foram extraídos dos guias “1.000 Melhores e Maiores”, da revista Exame, e “150 Melhores Empresas para se Trabalhar”, publicados pelas revistas Exame, Você S/A e Época.

Formado em Economia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, com MBA pela Fundação Dom Cabral e Pós-MBA pela Kellog School of Management, Viriato possui 20 anos de experiência no mercado, tendo atuado no Banco Nacional e no Unibanco Seguros.

No Grupo Accor, Viriato ingressou em 1997, com atuação na área executiva com foco nos negócios da instituição. O desafio agora é dirigir com excelência os Recursos Humanos de um grupo presente na América Latina desde 1977, onde opera suas redes internacionais Sofitel, Novotel, Mercure, ibis e Formule 1. Juntos, os hotéis somam 168 unidades com 26.500 quartos, sendo 143 no Brasil e 21 nos demais países latinos. São responsáveis pela geração de cerca de 10 mil empregos diretos.

Leia abaixo, entrevista concedida por Viriato ao Empregos.com.br.

Empregos.com.br – Como foi o início de carreira?

Fernando Viriato – Comecei como trainee para um grande banco, o então Banco Nacional, do Rio de Janeiro, já na área de Recursos Humanos, administrando empréstimos aos funcionários, salários. Com a aquisição do Banco Nacional pelo Unibanco, em 1994, fui convidado para trabalhar no segmento de seguros, na Seguradora do Unibanco.

Foi quando fui transferido para São Paulo e o Grupo Accor me convidou para retornar à área de Recursos Humanos, para uma posição de desenvolvimento de RH. Isso em 1997.

Empregos.com.br  – A internet revolucionou a maneira de processar a informação. Como ocorreu isso em sua trajetória profissional?

Fernando Viriato – Sempre procuramos trabalhar com novas tecnologias nos projetos de Recursos Humanos. No final de 1997 e início de 1998, tínhamos dois programas de trainee no Brasil e boa parte do processo de recrutamento e seleção foi feita pela internet. Naquela época isso era algo bastante inovador. Em 1999, desenvolvemos ferramentas de banco de talentos, para cadastrar e capturar currículos.

O segmento de hotelaria tem uma capilaridade enorme, isso faz com que utilizemos de tecnologias de fácil acesso, como a internet. No ano passado, recebemos 53 mil currículos só no Brasil. A internet é uma ferramenta que, hoje, está presente em praticamente todos os processos na área de RH da Accor.

Aprender a lidar com ela e a tirar o melhor proveito durante os processos e na utilização dos recursos em RH foi e é fundamental para mim.

Empregos.com.br  – O senhor acredita que o reconhecimento pela Gestão e RH Editora,como um dos 50 profissionais de Recursos Humanos mais admirados no Brasil, deve-se a quê? Veja mais …

Anúncios

Tags: , ,

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: