ÉTICA, PRÉ-REQUISITO EM TODOS OS PROCESSOS SELETIVOS

CB108177 

Vera Sylos*

A questão referente à ética observada em processos seletivos tem sido um tema pouco analisado sob o ponto de vista formal, mas muito comentado por empregadores, headhunters e candidatos no dia a dia. Esta questão é fundamental, pois a ausência de ética em processos seletivos pode desgastar seriamente a imagem do empregador e do headhunter, bem como comprometer a carreira dos candidatos envolvidos.

Alguns cuidados devem ser observados por todas as partes para evitar problemas desta natureza, como segue:

Empregador

•Definir claramente o perfil do candidato a ser selecionado, analisando não somente a experiência profissional, formação acadêmica, mas também o perfil pessoal desejado de acordo com as características do superior imediato, pares e subordinados.

•Caso um headhunter seja contratado para dar andamento ao processo, o empregador deve certificar-se de que este parceiro terá a capacidade de representá-lo perante os candidatos entrevistados.

•A empresa deve preparar seus entrevistadores, para que estes consigam agir de forma produtiva, extraindo ao longo das entrevistas as informações que servirão de base para a definição do(s) candidato(s) finalista(s), sem perder de vista os padrões éticos e de bom senso esperados. Neste quesito vale lembrar que se deve iniciar a entrevista no horário previsto, ouvir atentamente o que candidato tem a dizer e tratá-lo com respeito.

•Não fazer julgamentos com base em preconceitos.

•Manter as informações dos candidatos sob total sigilo durante todo o processo.

•Não omitir problemas ligados à empresa e cargo ao candidato finalista, para que este possa ponderar os prós e contras de uma mudança em sua carreira. A transparência nesta fase do processo promove uma melhor integração do candidato finalista e por consequência sua retenção.

Headhunter

•Respeitar a busca dos candidatos de acordo com o perfil do cargo previamente descrito pelo empregador. Caso o perfil do cargo não esteja de acordo com a realidade do mercado, este problema deve ser comprovado através de fatos e dados. Veja mais…

*Vera Sylos é diretora da Alexander Mann Brasil, empresa que atua no segmento de seleção de executivos para empresas multinacionais e nacionais de grande porte.

Anúncios

Tags: , ,

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: