ESTIMULE A VONTADE DE CRESCER JUNTO COM A EMPRESA

companhias crescendo

Desafio é estimular a criatividade e a motivação dos funcionários

Nos dias de hoje, as pessoas não consideram mais o trabalho uma fonte de satisfação e qualidade de vida e, sim, um meio de sobrevivência e esperança. O problema é que os funcionários são o combustível de uma empresa e o maior desafio é fazer com que eles se sintam motivados.

A consultora e palestrante comportamental Maria Inês Felippe, especialista em Administração de Recursos Humanos, acredita que motivar funcionários significa criar condições para que eles trabalhem mais e melhor em benefício da organização.

Mas como fazer isso? O fato é que cada pessoa deve ser motivada de maneira diferente, pois cada um possui necessidades e emoções distintas. “O homem é um ser insaciável. Uma vez satisfeita uma necessidade, automaticamente surgirão outras, por isso, é importante que a empresa diversifique os benefícios, adequando-os de acordo com as necessidades dos funcionários”, explica Maria Inês.

Para a especialista, o desafio dos gestores é fazer com que o funcionário sinta vontade de crescer junto com a empresa e os fatores motivacionais envolvem sentimentos de crescimento individual, reconhecimento profissional e auto-realização. “É preciso pensar no que o funcionário gostaria de ganhar e não no que a empresa gostaria de dar”, diz.

Sendo assim, saber o que o funcionário quer é a missão de Maria Inês Felippe. Ela acredita que a motivação só dá certo se o funcionário está disposto a se motivar. E o papel da empresa nesse processo é o de propiciar condições e incentivos no trabalho.

As atividades propostas por Maria Inês visam responder à seguinte questão: quais são os comportamentos que as pessoas apresentam que você identifica como desmotivação? São nesses elementos que a psicóloga baseia seu trabalho. “Além do comportamento, trabalho também as causas que levam à desmotivação”, explica. “Na grande maioria, essas causas estão nas políticas de recursos humanos ou na cultura da organização. Não trabalhar essas questões é o mesmo que passar um verniz sobre uma ferrugem.”

Para ajudar as empresas, Maria Inês Felippe dá algumas dicas:

  • Estabeleça metas claras e atingíveis, que devem ser desafiadoras;
  • Divulgue a todos as regras do jogo e estimule a criação de campanhas, slogans, etc.;
  • Propicie condições físicas, tecnológicas, materiais e psicológicas para a conquista das metas;
  • Envolva vários departamentos ou até mesmo toda a empresa em uma mesma meta;
  • Propicie um clima interno de incentivo, com quadros de aviso, intranet, etc.;
  • Distribua prêmios adequadamente, inclusive para as pessoas que auxiliam outras a conquistarem as metas (como secretárias e auxiliares);
  • Comemore as conquistas com uma festa ou uma reunião.

Sobre Maria Inês Felippe

Formada em psicologia, pós-graduada em Administração de Recursos Humanos, Mestra em Criatividade e Inovação Aplicada pela Universidade de Santiago de Compostela (Espanha), vice-presidente de Interação da Associação Brasileira de Recursos Humanos (ABRH Nacional) e professora de graduação e pós-graduação da FAAP, INPG (Instituto de Pós-graduação), Maria Inês Felippe atua há 22 anos na área de Recursos Humanos, Treinamento e Desenvolvimento, Marketing, Vendas e Gestão – utilizando em sua metodologia de trabalho a arte como ferramenta de desenvolvimento e a dominância cerebral. Autora do livro 4 C’s para Competir com Criatividade e Inovação, da Editora Qualitymark, lançado em 2007, Maria Inês ministra palestras e treinamentos por todo o Brasil e já realizou diversos trabalhos em países como Angola (ONU), Venezuela, Argentina, México, Espanha, Portugal e Japão.

Anúncios

Tags: , ,

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: