“TALENTOS VERDES”

talentos verdes

Pesquisadores brasileiros são reconhecidos internacionalmente por projetos na área da tecnologia ambiental

Por Rômulo Martins

Inovações em todas as áreas do conhecimento humano têm sido estimuladas pelas organizações sob o jugo do impacto causado ao meio ambiente. Afinal, estamos na era da sustentabilidade e a ideia é criar produtos “limpos” e renováveis. Nesse sentido, o Ministério Federal de Educação e Investigação da Alemanha promoveu o Concurso de Tecnologia Ambiental “Green Talents”, que premiou três pesquisadores brasileiros.

Realizado pela primeira vez, o “Green Talents” tem por objetivo encontrar talentos científicos no campo da tecnologia ambiental. Um total de 156 jovens cientistas de 43 países participou do concurso para uma das 15 vagas. No Brasil, foram 29 candidatos.

Os vencedores foram selecionados por suas investigações que visam contribuir a longo prazo para solucionar os desafios globais, como as alterações climáticas, a diminuição dos recursos energéticos e a poluição ambiental em grande escala. Eles se reunirão em um fórum de Ciência na Alemanha.

Caetano Dorea, um dos brasileiros vencedores e pesquisador na área de Engenharia Ambiental e Hidráulica pela Universidade de Glasgow no Reino Unido, diz que o networking e a troca de ideias sobre o tema que o concurso propicia são relevantes para a sua carreira. Para ele, os profissionais devem saber que a sustentabilidade abrange diversos campos do conhecimento humano e, dessa forma, precisam identificar seus interesses e ficar atentos aos requisitos de sua área para atuar com sucesso.

Os outros brasileiros vencedores do concurso foram Antonio Carlos Caetano de Souza pela Universidade Estadual Paulista com pesquisa sobre células de combustível e utilização da biomassa como uma fonte de energia renovável e Juliana Aristéia de Lima da Universidade Estadual de Campinas com pesquisa sobre gestão sustentável na indústria química.

A onda da sustentabilidade que se apoderou das empresas devido às mudanças ambientais e climáticas e à pressão da sociedade promete mudar as formas de trabalho e os profissionais terão de se adequar a esta realidade, dizem especialistas.

“Como diz [o presidente dos Estados Unidos] Barack Obama é um novo mercado de ‘empregos verdes’. Veja mais…

Anúncios

Tags: , ,

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: