ESTUDO INDICA CURSOS DIFERENCIAIS PARA AS “CARREIRAS DO FUTURO”

Futuro Carreira
Entre os mais procurados pelo público no pós-crise mundial estão os cursos de Web Design, Design Gráfico, Montagem, Manutenção e Redes

A demanda pelos chamados cursos profissionalizantes, em especial na área de informática, tende a crescer nos próximos meses. É o que prevê a S.O.S Educação Profissional ao analisar as necessidades impostas pelo pós-crise mundial que tornou o mercado de trabalho ainda mais dinâmico e competitivo. “Hoje, o curso mais procurado é o de Operador de Sistemas (Office), já que também é o mais básico e exigido por quase todas as profissões. Mas o futuro será dos cursos que, em especial, dão condições ao profissional trabalhar mais rápido e fazer a sua fonte de renda. Nossa expectativa é que a procura por cursos nesse perfil aumente em 18% nos próximos seis meses”, afirma Sérgio de Souza Carvalho Jr, gerente de marketing do Grupo S .O.S Computadores.

As opções que seguem essa tendência são os cursos de Web Design, Design Gráfico, Montagem, Manutenção e Redes, já muito procurados em grandes centros como São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais. “Muitas pessoas foram obrigadas a se ‘readaptar’ à nova situação financeira. As vagas abertas pelas empresas na crise exigiram uma melhor qualificação dos candidatos e um curso de seis meses atendeu bem essa demanda”, afirma Sérgio. “Por outro lado, a crise causou desemprego em diversos níveis hierárquicos. Assim, a criatividade para profissionais que tiveram que ‘recriar’ suas profissões ou ir em busca de novas oportunidades foi fundamental”, complementa.

Ainda de acordo com o executivo, os cursos profissionalizantes devido ao seu tempo de duração e custo menores do que uma faculdade, consolidam-se como alternativas. “Muitos profissionais da área de Propaganda, por exemplo, partiram para cursos voltados às atividades de Designer Gráfico e Webdesigner e montaram seu próprio estúdio, atendendo os pequenos e médios clientes próximos à sua casa”, informa Sérgio.

O perfil de público verificado nessa avaliação é composto por jovens, de ambos os sexos, integrantes das classes B-, C e D+, que estão em busca do primeiro emprego ou de recolocação profissional, e que querem se aperfeiçoar no mercado de trabalho. Outra área em constante evolução é o setor de manutenção de computadores. “O número de máquinas adquiridas no Brasil tem crescido muito graças ao crédito fácil das grandes lojas de departamento. Os novos usuários de informática valorizam muito o técnico de computadores, considerado hoje quase um ‘segundo médico da família’. Existe uma enorme dependência das pessoas no uso da Internet e recursos da informátic a nos ambientes doméstico e profissional’, conclui.

Sobre a S.O.S Educação Profissional: A S.O.S Educação Profissional, franqueadora com 26 anos de atuação no ensino de informática e com cursos profissionalizantes, tem mais de 130 unidades em 18 estados brasileiros. Oferece múltiplas opções de cursos de formação profissional, além dos cursos técnicos, corporativos e para a melhor idade. Recebeu, pelo sexto ano consecutivo, o selo ABF (Associação Brasileira de Franchising) de excelência do franchising, e conquistou, em 2007, o prêmio de Melhor Franquia do Brasil, no segmento de treinamentos e cursos, conferido pela FGV (Fundação Getúlio Vargas) em parceria com a PEGN (Pequenas Empresas & Grandes Negócios).

Fonte: Frans Press

Anúncios

Tags: ,

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: