VOCÊ FRACASSOU. E AGORA?

Como você lida com os fracassos, o que eles significam pra você e como tirar proveito deles?

Por Izabel Failde*

Ao contrário das fórmulas de sucesso, hoje vamos falar do fracasso, ou melhor, o quanto ele pode ser fundamental no desenvolvimento e aprimoramento da vida. As três perguntas acima são básicas, nada fáceis de responder, que todos se fazem mais dia, menos dia. Como nosso tema é dinâmicas de grupo, falemos sobre o fracasso nesse processo.

Se pensarmos em um grupo de 10, 15 participantes, apenas três ou quatro serão aprovados para a próxima fase. O número se reduz a um caso seja a última etapa de uma seleção para o preenchimento de apenas uma vaga. Assim, concluímos que o número de fracassos é muito superior ao de sucessos, daí a importância de extrair aprendizados.

Certo dia, ouvi de alguém que procurava trabalho: “quando fico sabendo de uma vaga logo pergunto para a empresa como será o processo seletivo. Se tiver dinâmica de grupo, desisto na hora!”.

Isso me chocou tanto do lado da empresa quanto do candidato. Imediatamente questionei-me: “Como terá sido a definição das atividades de seleção que causou tanto impacto negativo? Como terá sido a condução das dinâmicas, que provocou tamanho trauma? O que essa criatura passou que a levará a grandes impedimentos futuros?”.

As dinâmicas de grupo não são utilizadas apenas nos processos seletivos, mas em inúmeras atividades de desenvolvimento profissional, como palestras, treinamentos e reuniões. Isso quer dizer que, mesmo que o indivíduo “drible” a dinâmica no processo seletivo, isso não acontecerá no dia a dia de trabalho, a não ser que desista também do emprego. E por quanto tempo fará isso? Quantas vezes desistirá do seu sucesso por conta do(s) fracasso(s) anterior(es)?

Uma das formas mais efetivas de “não fracassar” é aprender com ele. Você poderá efetivamente “perder”, mas não entenderá dessa forma, pois conseguirá transformar esse momento e absorver o que traz de bom. E há muitas coisas boas; Leia mais…

Anúncios

Tags: ,

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: