PERGUNTE AO ESPECIALISTA – O QUE DIZER QUANDO PEDIREM PARA FALAR DE MIM MESMO!

O que dizer quando pedirem para falar de mim mesmo?

Numa entrevista de emprego em que o entrevistador me pergunta: Como você é? Fale-me de você. Como devo iniciar minha resposta? Devo falar das minhas qualidades, defeitos, experiências profissionais?

Obrigado
Atenciosamente,
Leandro Galhote Pereira

Resposta:

Realmente esta é uma pergunta muito comum em processos seletivos. Normalmente com ela, o entrevistador quer algumas breves informações a seu respeito. E a idéia aqui não é falar sobre suas experiências profissionais, mas falar sobre você, como solicitado, ou seja, mostrar quais são suas percepções a respeito de você mesmo: vida pessoal, hobbies , pontos fortes, pontos a desenvolver, porém, tudo de forma sucinta. O que interessar mais ao entrevistador sobre aquilo que você disser será mais bem investigado por ele com outras perguntas.

Sendo assim, procure fazer um breve relato, como: “sou casado, tenho dois filhos, minha esposa é contadora e trabalha na empresa X. Sou uma pessoa muito caseira, gosto de ficar em casa com minha família, mas também costumamos sair aos finais de semana, em São Paulo mesmo ou às vezes viajamos para o interior. Sou uma pessoa calma, com facilidade de relacionamento interpessoal, sempre cultivei muitas amizades nas empresas em que trabalhei, mas por outro lado, sou bastante persistente na busca de meus objetivos pessoais e profissionais”.

Para dizer o que coloquei neste exemplo acima, provavelmente você gastaria menos de um minuto e daria uma idéia geral ao selecionador sobre quem você é. Baseado no que você colocou, o selecionador buscará detalhes sobre o que mais lhe interessar.

Boa sorte!

Priscila Mendes

Tire suas dúvidas e receba, gratuitamente, orientação sobre vários assuntos ligados a carreira e desenvolvimento profissional. Para cada tema há um especialista pronto para auxiliá-lo. Serão respondidas e publicadas no site apenas as perguntas selecionadas pela equipe de conteúdo do Empregos.com.br.

Anúncios

Tags: ,

4 Respostas to “PERGUNTE AO ESPECIALISTA – O QUE DIZER QUANDO PEDIREM PARA FALAR DE MIM MESMO!”

  1. Lilian Santos Says:

    Meu nome é Lilian, trabalho com promoção de vendas há 10 anos. Participei de várias seleções e não tenho tido sucesso. Gostaria de saber onde estou errando. Tenho experiência, bom relacionamento interpessoal, sou comunicativa, determinada, responsável, me dedico ao trabalho , amo o que faço e não sei o porque não ser a escolhida. Me ajudem por favor?
    Obrigada

  2. Letícia Says:

    to morrendo de medo quando for fazer a entrevista em uma empresa.. mas ao mesmo tempo estou confiante pois tenho muita força de vontade sou uma pessoa abjetiva que corre atrás e que sempre está de cabeça erguida e sempre preparada pro que der e vier… quero muito trabalhar tenho 15 anos e vir que já ta na hora de ter meu próprio dinheiro para ajudar nas despesas de casa pois moro de aluguel com minha irmã pois ela não tem condiçoês de pagar sozinha, também quero mantém os estudos , faz cursos enfim…sou uma pessoa muito comunicativa, interpessoal, determinada,responsável,e me dedico sempre no que faço, ajudem por favor , agradando a resposta.
    Obrigada.
    Atenciosamente Letícia C . de Almeida!

  3. adilson lopes Says:

    Vou fazer na próxima sexta feira uma dinâmica em grupo para o cargo de confiança numa grande empresa ferroviária e gostaria de uma dica de como me comportar, principalmente como falar dos meus defeitos.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: