CURRÍCULO 2.0

Saiba por que os blogs e as redes sociais são excelentes ferramentas para criar oportunidades profissionais.

Por Rômulo Martins

Currículos 2.0Eles deixaram de ser vistos como um diário virtual e hoje são utilizados como plataforma profissional. Em pouco mais de uma década de existência os blogs e as redes sociais conquistaram uma massa gigantesca de pessoas que, conectada via on-line, faz networking , fortalece a imagem profissional e encontra diversas oportunidades de trabalho.

Para se ter uma ideia da importância dos perfis na internet como forma de garantir maior visibilidade na carreira, foi criada até uma rede social com o intuito de aproximar e conectar profissionais. Trata-se do LinkedIn, uma espécie de currículo virtual utilizado por mais de 65 milhões de profissionais para trocar informações, ideias e oportunidades.

Outra opção encontrada por profissionais que querem ser vistos e manter-se competitivos no mercado é o Me+adiciona, rede usada por mais de 80 milhões de pessoas, que permite congregar todos os perfis – Orkut, Facebook, Flickr etc – em um único canal. O Twitter, um microblog onde é possível postar textos de até 140 caracteres, é mais uma janela que se abre para quem quer criar oportunidades profissionais. Por ser um canal interativo e de fácil uso o microblog permite saber o que está acontecendo no mundo (quase) em tempo real. Há perfis no twitter específicos para divulgar vagas de emprego.

A facilidade no manuseio das redes e a interatividade que elas proporcionam, aliás, explicam a popularização da web 2.0 e a febre que atinge a imensa massa humana por blogs e canais de relacionamento. Na geração digital nada mais natural que a utilização das mídias comece cada vez mais cedo. Dessa forma, os jovens aproveitam as ferramentas da web 2.0 como canal estratégico para exporem seus trabalhos ou suas informações profissionais já no decorrer da formação universitária.

“As empresas monitoram os perfis profissionais nas redes sociais. Quando visualizam que você é um potencial formador de opinião começam os convites para participar de palestras e eventos sociais. É uma propaganda mouse a mouse”, afirma o jornalista e consultor de mídias sociais Alexandre Inagaki, autor do blog “Pensar enlouquece, pense nisso”. Leia a matéria completa…

Anúncios

Tags: , ,

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: