PERGUNTE AO ESPECIALISTA – COMO DESCREVER O MEU PERFIL?

Pergunta: Como descrever o meu perfil? Olá Guacira! Parabéns pelo seu trabalho. Gostaria que você me ajudasse: Sempre que preciso elaborar um currículo sinto dificuldade para completar o espaço destinado às informações sobre meu perfil profissional. O que preciso fazer? O que devo escrever? Você tem alguma dica? Obrigada.
Luzia Costa
Campo Grande – MS

Resposta

Cara Luzia, Primeiramente, obrigada! Vamos ao seu questionamento: o principal objetivo do currículo, é chamar a atenção do selecionador para que você seja chamado para uma entrevista. Quando falamos do “perfil profissional”, pensamos logo no “resumo das qualificações” pois é neste resumo que o Selecionador vai identificar palavras-chave de conhecimentos técnicos necessários, verificar quais os principais resultados atingidos por você em determinada ação, entre outras informações. Ou seja, é uma parte importantíssima do currículo.

Uma dica é que você inicie esse resumo, dizendo qual o tempo de experiência que você atuou na função,como por exemplo: 5 anos de experiência na área Administrativa/financeira. É importante ressaltar conhecimentos específicos da área, termos técnicos usuais, experiências em reestruturações, mudanças, implantações de sistemas, conhecimentos de idiomas, domínios em ferramentas e resultados alcançados. Você deve resumir essas informações em 5 ou 6 tópicos – não se esqueça, essas informações serão checadas em uma entrevista.

Lembre-se, é nesse tópico que o Selecionador decidirá se seguirá ou não com a leitura do seu currículo, então capriche e boa sorte!
Espero ter ajudado!

Guacira Ribeiro da Silva Ferreira


No site Empregos você tira suas dúvidas e recebe gratuitamente orientação sobre vários assuntos ligados a carreira e desenvolvimento profissional. Para cada tema há um especialista pronto para auxiliá-lo. Serão respondidas e publicadas no site apenas as perguntas selecionadas pela equipe de conteúdo do Empregos.com.br.

Clique aqui e faça sua pergunta!

Anúncios

Tags: , , , ,

10 Respostas to “PERGUNTE AO ESPECIALISTA – COMO DESCREVER O MEU PERFIL?”

  1. Cinthia Says:

    Interessante.Mas se você nunca trabalhou o que você pode colocar no seu perfil profissional?
    Aliás para quem nunca trabalhou é bem difícil arrumar o primeiro emprego que não seja loja ou telemarketing, o que nós que não temos muitas experiências profissionais devemos fazer?

    • empregoscombr Says:

      Porém, mesmo sem experiência, é importante que você tenha um currículo interessante e ressalte qual o seu objetivo profissional.

      Além disso, você pode citar atividades em que participou ou participa como Grêmio estudantil, participações em ONGs e realizações de cursos relacionadas ao objetivo apontado. Em cada tópico, você deve descrever quais as realizações efetivas que teve (por. exemplo: organização de eventos no grêmio estudantil).

      Dizer que é pró-ativa, tem iniciativa, é comunicativa, sem conexão com atividades que realizou, não agregarão no currículo. Você pode citar essas competências dentro do contexto das atividades, como por exemplo:” facilidade de trabalhar em equipe demostrada em determinado projeto escolar” ou “oradora da turma do colégio, assumindo responsabilidade de passar os comunicados, mostrando capacidade de falar em público” e assim por diante.

      Se for o caso, não esqueça de citar seus conhecimentos em informática e em outros idiomas.

  2. Danila Dorjó Says:

    Boa tarde !!!Gostaria que me auxiliasse para descrever melhor minhas principais atividades no cargo de Vendedora e Auxiliar Administrativo .
    Meu primeiro emprego foi como Vendedora de uma loja de Cosméticos onde eu além de vender fazia o controle do caixa ,conferia mercadoria e estoque ,fazia análise de crédito ,lançava notas promissorias .
    Meu ultimo emprego era auxiliar ADM em um escritório de Seguros ,minha função era desde o atendimento ao cliente quanto ao prenchimento de questionário para cotação até venda de seguros,fazia o acompanhamento das propostas de seguros ,resolvia pendências ,despachava documentos para seguradoras,organizava arquivos e contrololava o estoque no escritório e realizava planilhas de Excel para controle interno .

    Por gentileza me auxiliar em uma melhor forma de descrever essas atividades !
    Desde já agradeço ,
    No aguardo .

    • empregoscombr Says:

      Olá! No site Empregos você tira suas dúvidas e recebe gratuitamente orientação sobre vários assuntos ligados a carreira e desenvolvimento profissional, inclusive elaboração de currículo.

  3. Lara Says:

    Bom estou em busca do meu primeiro emprego e não sei o que colocar no meu perfil profissional. Gostaria que me auxiliasse no desempenho do meu perfil profissional.
    Desde já agradeço.

  4. Jaqueline Silva Says:

    Boa noite.

    Gsotaria de saber qual a diferença entre carta de apresentação e o perfil profissional?

    Obrigada

    • empregoscombr Says:

      Quando falamos do “perfil profissional”, pensamos logo no “resumo das qualificações” pois é neste resumo que o Selecionador vai identificar palavras-chave de conhecimentos técnicos necessários, verificar quais os principais resultados atingidos por você em determinada ação, entre outras informações. Ou seja, é uma parte importantíssima do currículo.

      Já a carta de apresentação é o espaço que você tem para fazer seu marketing pessoal, mostrar quem é você, ressaltar suas experiências e qualidades que podem fazer a diferença na empresa. Confira aqui muitas dicas e exemplos de carta de apresentação: http://bit.ly/kO1F5

  5. mayra camila Says:

    Olá!!! Estou em busca de um estágio na área de eng° de Produção, estou cursando o 5° período. Porém todas as empresas pedem algum tipo de experiência e eu só tenho na área de vendas. Gostaria de saber o que colocar no meu perfil profissional para que chame de alguma maneira a atenção do selecionador. Por favor me ajude. Tenho conhecimento em controle de qualidade, facilidade em lidar com pessoas, pego tudo muito fácil. Só estou precisando de oportunidade.

    • empregoscombr Says:

      Procure destacar o curso que está fazendo. Além disso, elaborar uma carta de apresentação vai ajudar a mostrar quem é você, ressaltar suas experiências e qualidades que podem fazer a diferença na empresa, mesmo sem ter vivência na área. Seja clara no campo “objetivo” no currículo: “estágio na área de engenharia de produção”.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: