QUALIFICAÇÃO PROFISSIONAL: CURSOS TÉCNICOS E TECNOLÓGICOS


Por Roberta Castro

Já falamos algumas vezes no blog sobre a carência de mão-de-obra qualificada no Brasil. São milhares de vagas, mas muitas delas não são preenchidas por falta de profissionais com o perfil desejado pelas empresas. Hoje vou falar sobre formas de capacitação profissional além dos cursos tradicionais de graduação.

Os cursos profissionais, principalmente os técnicos e os tecnológicos, são boas alternativas para quem necessita de uma inserção rápida e qualificada no mercado de trabalho, já que a formação nesses cursos pode durar até três anos, enquanto um bacharelado, por exemplo, pode chegar a cinco anos. Para se ter uma ideia do “apagão da mão-de-obra qualificada” pelo o qual o país está passando, para tentar suprir futuramente essa demanda, o governo federal inaugurou cem novas escolas técnicas em 2009, de acordo com o Ministério da Educação (MEC).

As oportunidades são boas e as vagas estão sobrando. Mas quais as diferenças entre os cursos técnicos e tecnológicos? Quem pode cursá-los?

Os cursos técnicos são programas de nível médio que buscam capacitar o aluno, oferecendo conhecimentos teóricos e práticos em diversas áreas do setor produtivo. Esses cursos proporcionam a entrada imediata do candidato no mercado de trabalho e ainda permitem uma requalificação profissional. Embora possam ser cursados junto com o ensino médio ou após a sua conclusão, os cursos técnicos estão abertos aos candidatos que já concluíram o ensino fundamental.

Já os cursos tecnológicos são cursos de graduação, que duram entre dois e três anos e desenvolvem competências profissionais mais específicas que um bacharelado, por estarem mais focados nas demandas do mercado de trabalho. Por serem superiores, os tecnológicos são abertos  àqueles que concluíram o ensino médio ou equivalente e que tenham sido classificados em um processo de seleção.

Os cursos de tecnologia são mais voltados para aquelas pessoas que já sabem exatamente o que querem no mercado de trabalho. Uma pessoa que se interessa por indústria alimentícia, por exemplo, não precisa concluir um bacharelado em Engenharia de Alimentos, que é uma graduação ampla. Ela pode optar por um curso superior em Tecnologia em Alimentos e, assim, obter uma formação mais rápida e específica.

Os cursos tecnológicos apresentam outra qualidade interessante: eles estão, na maioria das vezes, vinculados à economia regional. Há exemplos de instituições de ensino que desenvolvem cursos para atender a demanda por profissionais em suas cidades. É o caso das cidades paulistanas do ABC Paulista, que têm o foco na tecnologia automobilística, e de Franca, também do Estado de São Paulo, que é focada na produção de calçados.

Pesquisa realizada pelo Centro de Políticas Sociais da Fundação Getúlio Vargas (FGV) e pelo Instituto Votorantim mostrou que o setor automobilístico é o que mais possui profissionais com formação técnica ou tecnológica, com 45, 71%, seguido pelo setor de finanças (38,17%) e pelo de petróleo e gás (37,34%). O mesmo estudo comprovou que ainda há pouca inserção de candidatos aos cursos profissionais: apenas 19,72%.

Opções de cursos
De acordo com o MEC, há 112 graduações organizadas em 13 eixos tecnológicos e 185 opções de cursos técnicos, dividos em 12 eixos.

Conheça os catálogos do MEC de cursos técnicos e tecnológicos:
Catálogo de cursos técnicos
Catálogo de cursos tecnológicos

Fonte: http://www.euprofissional.com.br

Anúncios

Tags: , , ,

Uma resposta to “QUALIFICAÇÃO PROFISSIONAL: CURSOS TÉCNICOS E TECNOLÓGICOS”

  1. elisabete alves de souza Says:

    POR FAVOR ME INFORME TENHO 48 ANOS FIZ CURSEI O ENSINO FUNDAMENTAL TENHO UMA FABRICA DE ALIMENTOS QUERIA MUITO FAZER ESTE CURSO DE ALIMENTAÇÃO DE TRÊS ANOS. ISTO E MUITO IMPORTANTE PARA MIM. FAVOR DE UMA RESPOSTA CASO TENHA ESTE CURSO FICAREI MUITO GRATA.
    ELISABETE ALVES

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: