PASSAPORTE PARA O SUCESSO PROFISSIONAL

Cursar uma pós-graduação proporciona troca de experiências e pode aumentar os seus rendimentos em até 100%..

Por Rômulo Martins

Passaporte para o sucesso profissionalOs anos 80 foram a década do diploma. Segundo grau, técnico ou superior, a posse do papel era o visto para o emprego. Mais tarde, jovens e ambiciosos profissionais, com o diploma em mãos, construíam suas carreiras em empresas nacionais e internacionais que pudessem proporcionar crescimento e visibilidade. Na virada do século, só fazia sentido trabalhar em organizações cujos valores eram semelhantes aos do profissional.

Hoje, o grande desafio é gerir a própria carreira de modo a atender às expectativas do mercado. “O diploma de graduação é o passaporte para cruzar a fronteira, mas não garante a viagem. É preciso das passagens, que são a pós, a experiência pessoal e o network”, afirma Alessandro Saade, professor dos cursos de especialização e MBA do Instituto Nacional de Pós-Graduação (INPG).

Segundo Saade, a pós-graduação propicia o intercâmbio e o aprendizado entre profissionais. O conhecimento e a troca de experiência, diz ele, refletem na performance organizacional. Além dos benefícios no dia a dia corporativo, a pós é um bom caminho para melhorar a vida financeira. Estudo da Fundação Getúlio Vargas (FGV), conduzido pelo professor e economista Marcelo Neri, aponta que a diferença entre os rendimentos de um graduado e de um pós-graduado é estimada em até 100%.

Tania Casado, docente do Programa de Gestão de Pessoas da Fundação Instituto de Administração, diz que as diversas modalidades de pós-graduação turbinam o currículo. “Quem não pôde fazer graduação em escolas de primeira linha, na pós deve procurar as melhores instituições para dar um up grade no currículo.”

Mas é preciso tomar cuidado antes de emendar uma graduação na pós. Para Alessandro Saade, ao optar pela pós é interessante possuir uma boa vivência no mercado. O professor destaca que um profissional experiente poderá agregar mais conhecimento e informação durante o curso de pós-graduação. “Esta foi a principal razão das escolas criarem cursos de pós para diferentes níveis de experiência pessoal, como o MBA Primeira Gerência ou os MBAs Plenos.”

Outro ganho da pós, ressalta a professora Tania Casado, é a oportunidade de descobrir o que há de novo na área de atuação. Segundo ela, o contato com as novidades do mercado amplia a visão do profissional. “Muitos terminam a pós e mudam de área, porque passam a enxergar novas possibilidades.”

Qualidade e dedicação
O segredo do retorno sobre o investimento em uma pós é saber escolher o curso e a instituição. Saade recomenda a pesquisa para averiguar se o curso atende as necessidades. Outra dica do professor é conversar com quem está fazendo – ou já fez – o curso ou assistir algumas aulas para avaliar se está alinhado aos anseios profissionais. “Muitas vezes o curso é extremamente acadêmico. Em outros casos, é bastante vivencial.”

É fundamental investigar ainda a qualidade da instituição, avisa Tania. Do mesmo modo, vale pesquisar o currículo dos professores. Quem decidir obter o título precisa também de bastante dedicação. “Não adianta matricular-se em uma pós, registrar presença nas aulas e não se dedicar inteiramente ao curso. É preciso envolver-se.”

Anúncios

Tags: , , ,

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: