DIFÍCIL TAREFA DE CONCLUIR A GRADUAÇÃO

Não tenha medo de escolher, errar ou de descobrir outra vocação ao longo do percurso.

Por Leticia Bechara *

Difícil tarefa de concluir a graduaçãoQuando me preparei para o vestibular, em 1989, tinha 18 anos. Naquela época fiz um teste vocacional que indicou algumas opções: Direito (tinha boa argumentação), Psicologia e Medicina. Entre as três, a que realmente me identifiquei (na época!) foi Psicologia – até porque para fazer Medicina seriam quase 10 anos entre a entrada e a conclusão do curso, e havia previsões (de Nostradamus) que o mundo acabaria no ano 2000. Seria o grande fim do milênio…

Bom, ingressei na faculdade de Psicologia. Mas, depois do primeiro semestre, percebi que a realidade era bem diferente do que sonhei para a área. Resolvi dar um tempo: fiz um intercâmbio, aprimorei meu inglês e, quando voltei, entrei no curso de Administração. Depois da conclusão do curso (levou sete anos por conta de alguns acidentes de percurso), me dei conta de que queria ser professora. Fiz o curso de Pedagogia, com mestrado em Educação. Nessa fase, foi bem mais fácil selecionar a área, o foco, o curso, iniciar e concluir as etapas. Já tinha mais de 30 anos.

Essas experiências deixam claro para mim que transformar a escolha em definitiva aos 17, 18 anos é quase fatal. Não temos maturidade, experiência ou qualquer noção do que seja a profissão. Leia mais…

Anúncios

Tags: , , ,

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: