NO PRIMEIRO EMPREGO DESTAQUE A FORMAÇÃO E SEJA ORIGINAL

Recrutador quer saber por que você escolheu trabalhar na empresa em que ele atua.

Por Rômulo Martins

No primeiro emprego destaque a formação e seja originalConvencer o recrutador a convocá-lo para uma entrevista de emprego por meio do currículo sem ter experiência profissional não é tarefa simples. Na falta de vivência prática o jovem deve destacar sua formação, recomendam especialistas em recursos humanos e em orientação de carreira. Michelle Caetano, orientadora pedagógica do Programa Preparação para o Trabalho, mantido pela Ong Ação Comunitária, orienta ressaltar os cursos e as atividades complementares, como estágios não remunerados e trabalhos voluntários.

Não adianta inflar o documento com dados desnecessários como número de documentos e foto, a não ser que sejam solicitados. Nem escolher uma fonte de tamanho exagerado. Michelle sugere a Arial 12. “O currículo deve ser sucinto. As informações devem constar em apenas uma página”, diz.

É fundamental ainda deixar claro o objetivo profissional. Se o intuito for trabalhar em uma empresa de call center, na função de atendente, especifique o dado. Agora se você quer estagiar, visando complementar o aprendizado escolar, mencione o interesse e a área de atuação. Exemplo: Estágio em Marketing.

Lembre-se de citar seus conhecimentos em informática. Você deve informar os programas e sistemas operacionais que conhece, e não a escola em que realizou o curso. Destacar o conhecimento em idioma estrangeiro também é importante, principalmente no cadastro de currículos feito pela internet para programas de estágio e trainee de empresas nacionais e multinacionais. Informe o idioma e o nível de conhecimento.

Segundo Gustavo Nascimento, gerente da Foco Talentos, vale enfatizar a disponibilidade de locomoção. “Em programas de trainee de abrangência nacional, muitas vezes, o treinamento é realizado num local diferente do trabalho. O trainee pode ir para outra cidade ou estado, ou até mesmo para outro país.”

Etapa presencial
Na entrevista de emprego serão avaliados principalmente o interesse em trabalhar na companhia e em crescer profissionalmente. A forma como o jovem expõe seus conhecimentos é essencial. O discurso deve ser coeso e sucinto.

Imagem também conta, por isso é preciso respeitar as regras da etiqueta corporativa. Dica: acesse o site da empresa, entenda seus valores, cultura e missão. Na dúvida, vá de roupa social (calça, camisa e sapato ou terno). Empresas mais despojadas, nos ramos de publicidade e moda, por exemplo, dispensam formalidade.

Seja pontual e educado. Jamais interrompa o entrevistador. Leve um currículo atualizado no dia da entrevista. Preste atenção nas perguntas e responda com sinceridade apenas o que recrutador perguntar. Cuidado com gestos exagerados. Para evitar ansiedade e nervosismo prepare-se para esta etapa. Não se esqueça de sanar todas as dúvidas referentes à vaga.

“Aqueles que ajudam a família em seus negócios, cuidam dos irmãos, dão aulas em igrejas para os grupos de crisma ou catequese, dentre outros, podem mencionar na entrevista”, recomenda Michelle Caetano, da Ong Ação Comunitária.

“Este é o momento de vender a sua imagem, deixando claro por que você deve ser contratado”, afirma o consultor Paulo Queija, da MQS Consultoria e Treinamento Empresarial. “Citar exemplos de atividades que realizou em grupos na escola ou na comunidade (…) dará uma ideia de como você funciona e interage no dia a dia”, revela.

Para os jovens universitários ou recém-formados há outras dicas. “A pessoa deve ser original e se comunicar com clareza. Deve ser inovadora, ter visão de mercado”, diz Gustavo Nascimento, da Foco Talentos.

Anúncios

Tags: , ,

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: