ORIENTAÇÕES PARA QUEM QUER GARANTIR A VAGA APÓS TRABALHO TEMPORÁRIO

Preste atenção no perfil da empresa e compare com o seu jeito de ser. Da mesma forma, saiba quem é o seu público-alvo.

Da Redação

Com a indústria de shoppings crescendo a passos largos, a partir da chegada de novos empreendimentos por todo o Brasil, o setor varejista espera incrementar suas lojas com a contratação de aproximadamente 130 mil trabalhadores temporários que irão atuar nos períodos que antecedem a data natalina.

Segundo pesquisa realizada pela Alshop (Associação Brasileira de Lojistas de Shopping) com dezenas de marcas do setor de todo o país o dado representa um crescimento de 10% sobre o mesmo período de 2009. Conforme comportamentos anteriores, cerca de 75 mil destas vagas serão preenchidas por pessoas com idade entre 18 e 40 anos.

Mas o candidato que deseja garantir sua permanência no ponto de venda deve ficar atento às regras de conduta, pois a avaliação é constante por parte de seus superiores no período anterior à contratação definitiva. “Primeiramente, avalie seu próprio perfil e tente descobrir qual é seu público-alvo. Se você se identifica com a sofisticação apresentada por algumas lojas, não descuide do visual, e não se esqueça de que estar bem vestido, é diferente de ter que se arrumar para uma festa”, adverte a gerente de recursos humanos da Alshop, Solange Teixeira.

Na contramão do luxo, se o seu segmento de atuação é o público mais jovem, o cenário muda, afirma Solange. Nesse caso, vale o uso de piercings, tatuagens, cabelos extravagantes e uma moda mais despojada, sem deixar de lado o cuidado na abordagem de seus clientes, clareza nas informações e uma boa iniciativa. “A cortesia e educação são sempre bem vindas, até mesmo na informalidade, e isso diferenciará você dos outros candidatos à vaga.”

Para projetar seriedade e responsabilidade, convém às mulheres não exagerarem na maquiagem, no perfume e nem na altura do salto. “Opte por uma roupa de bom caimento, uma saia, calça, camisa ou blazer, e esteja elegante”, destaca a gerente de RH da Alshop. “No quesito comunicação, é salutar evitar gírias, e prestar atenção no tom de voz, pois algumas pessoas, quando ficam nervosas ou ansiosas, falam depressa ou alto demais”, ressalta.

Segundo Solange, a dificuldade não está em conseguir o emprego, mas em permanecer nele. “Seja sociável, interessado, acessível, comprometido, flexível, tenha jogo de cintura frente aos imprevistos, enfim, invista nestas características para que você tenha o retorno que deseja: a efetivação da vaga.”

Anúncios

Tags:

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: