O que é observado na dinâmica de grupo?

Especialistas apontam as principais competências avaliadas e dão dicas para você se destacar nesta etapa.

Por Rômulo Martins


O que é observado na dinâmica de grupo?
Com o objetivo de avaliar o comportamento dos candidatos frente a situações hipotéticas as quais o profissional está sujeito no dia a dia empresarial os recrutadores optam por aplicar uma técnica bastante conhecida e temida nos processos de seleção: as dinâmicas de grupo.

Mas o que, afinal, os selecionadores observam nos candidatos durante essas atividades? Segundo Cíntia Bortotto, especialista em dinâmicas de grupo, é analisado o conjunto de competências exigidas para o cargo em questão.

“Em um processo seletivo para estagiários muitas vezes não se pode observar uma competência estruturada, porque o candidato ainda não tem experiência. Porém, no desenrolar da dinâmica, é possível ter indícios de que o profissional já possui determinada habilidade”, explica a especialista.

Cíntia afirma que as competências mais observadas nas dinâmicas de grupo são liderança, trabalho em equipe, comunicação, foco em resultados, capacidade analítica e iniciativa. São notados ainda a atenção, o respeito a regras, ética, postura, motivação e comprometimento.

Especialista em dinâmicas de grupo do Empregos.com.br e autora do “Manual do facilitador para dinâmicas de grupo” (Editora Papirus), Izabel Failde diz que a dinâmica pode ser decisiva na contratação ou não de um profissional. “Em primeiro lugar são observadas as competências essenciais ao cargo, posteriormente as desejáveis”, ressalta. Leia mais…

Anúncios

Tags: , , ,

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: